Atividades de coordenação motora em sala de aula

No ambiente escolar o assunto “Coordenação Motora” deve ter um espaço bem especial e importante. Isso porque influencia diretamente no desenvolvimento dos alunos. É a coordenação motora que permite o movimento e equilíbrio do nosso corpo.

Existem dois tipos de coordenação motora em geral, são elas: grossa e fina. A primeira é referente a movimentos físicos, como andar, por exemplo. Nesse caso a melhor dica de atividades de coordenação motora são recreativas, como pular corda e até mesmo pular amarelinha, por exemplo.

Quando se trata da de coordenação motora fina o manuseio são com músculos menores,como os das mãos, por exemplo. Nesse caso, o ideal é que seja estimulado nos primeiro anos da criança.

Algumas atividades de coordenação motora podem ser realizadas em sala de aula. As mais utilizadas são as atividades de pontilhados. Mas é possível encontrar outras atividades relacionadas a esse tema.

Atividades de coordenação motora

A seguir você encontra dicas de atividades que podem ser realizadas em sala de aula e que vai ajudar na coordenação motora dos seus alunos. Busque por exercícios que seja divertido e explique a importância dessas atividades e os benefícios que podem trazer.

Aproveite as dicas e deixe suas aulas mais divertidas e interessantes. Lembrando que esses exercícios também podem ser feitos em casa. É indicado também que os alunos façam o trabalho de colorir cada imagem.

Dedique um dia na semana para atividades em sala de aula e também para atividades de recreação. Aposte em exercícios de salto, corrida, pula corda, amarelinha e qualquer outra atividade que trabalhe com a movimentação dos alunos.

Qualquer problema que possa ser observado na coordenação motora de uma aluno é indicado que seja avisado aos responsáveis da criança, caso seja necessário, eles podem procurar profissionais especializados no assunto e que possa ajudar da melhor forma.

Aproveite as dicas e muito sucesso em suas aulas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *