ATIVIDADES COM SISTEMA DE NUMERAÇÃO EGÍPCIO

Por muito anos os homens primitivos não precisavam contar, é claro que há milhares de anos atrás o modo de vida era totalmente diferente. Não era necessário realizar nenhuma compra e venda, por isso, não usavam dinheiro. Depois, o tempo foi passando e a cultura foi evoluindo. O homem começou a cultivar terras, criar animais e realizar construções. Foi a partir desse momento, que nasceu a necessidade de contar.

Com o crescimento de muitas cidades e o comércio aumentando a necessidade de melhorar os conhecimentos em números foi aumentando. Foi dessa forma que começaram a surgir os diferentes sistemas de numeração, entre eles está o sistema de numeração egípcio.

Sistema de numeração egípcio

Esse é um dos primeiros sistemas de numeração que ficou conhecido. Ele foi desenvolvido pelas civilizações que viviam no vale do Rio Nilo, ao nordeste da África.

Sistema de numeração egípcio

Para os egípcios, um traço vertical tinha o valor de 1; o 10 era simbolizado por um osso de calcanhar invertido (também como se fosse um U de cabeça para baixo); o 100 era representado por um laço; e o número 1000 por uma flor de lótus. Todos os outros números eram representados pela combinação desses.

É muito importante que os alunos conheçam mais sobre a história e como tudo começou. Pensando nisso, que tal organizar atividades em sala de aula utilizando o sistema de numeração egípcio?

Imprima a tabela de numeração egípcio e distribua para toda a turma. Depois, escolha números e peçam que escrevam no quadro como seria em egípcio. Essa atividade pode ser bem divertida e pode gerar mais curiosidade e dedicação. É possível que também seja realizadas em equipe.

Abaixo você vai conhecer mais duas atividades que podem ser realizadas em sala de aula ou até mesmo como dever de casa. Acompanhe!

atividades Sistema de numeração egípcio

atividades Sistema de numeração egípcio

Aproveite as dicas e deixe as suas aulas mais interessantes e divertidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *