Atividades para completar o alfabeto em sala de aula

A alfabetização acontece quando os alunos têm o primeiro contato com as letras. Muitos professores deixam o alfabeto na parede da sala de uma forma mais divertida, mas também para ajudar aos alunos durante toda aprendizagem. Isso é muito importante para que os alunos se sintam mais seguros ao reproduzi-las para o caderno ou qualquer outra atividade.

Porém, não adianta apenas fixar cada letra do alfabeto na parede, é preciso incentivar as crianças a praticá-lo. E as atividades para completar o alfabeto são ótimas opções para que os alunos aprendam e também que consigam fixar todas as letras que compõe o alfabeto.

O ideal é que seja mantido um cronograma com as atividades para completar o alfabeto, isso faz com que esteja sempre no cotidiano das crianças. Esses exercícios são conhecidos como atividades de fixação. Eles são bons para decorar as letras, as ordens de cada uma e como utilizar da forma correta.

Atividades para completar o alfabeto

Uma das atividades para completar o alfabeto é a montagem realizada pela própria criança. Pode ser com recortes de jornais e também revistas. O professor pode separar a turma em grupos de quatro e pedir que eles montem todo o alfabeto com esses recortes.

Dessa forma, as crianças trabalham com sua criatividade, tiram suas dúvidas, aumentam suas percepções. Além disso, o grupo se ajuda e, quando não conseguem, pedem o auxilio do professor. Essa é uma forma de deixar as aulas ainda mais interessantes. Caso seja necessário, passe exercícios de alfabeto como dever de casa, isso faz com que os alunos melhorem seus conhecimentos.

Abaixo você encontra outras atividades para completar o alfabeto que ajudam na aprendizagem dos alunos. Busque sempre por exercícios mais criativos e divertidos também, isso faz com que as crianças se dediquem cada vez mais.

Aproveite todas as dicas e deixe suas aulas mais interessantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *