Atividades de ditados e autoditados em sala de aula

Atividades de ditados e autoditados são excelentes para que os alunos pratiquem o vocabulário. Eles servem como uma forma de avaliação. No início da alfabetização, durante todo o aprendizado do sistema ortográfico, ele pode mostrar algumas dificuldades que os alunos estão enfrentando durante esse período.

Muitos professores gostam de trabalhar com eles como uma forma de ensino para trabalhar ortografia e normas gramaticais. Mas, nesse caso, é preciso pensar em outras atividades que podem ser um pouco mais eficientes que os ditados. Quem sabe ditar um texto ao invés de algumas palavras? Isso pode mostrar ainda mais as dificuldades e também comprovar a melhora de cada aluno.

Através do ditado e do autoditado, os professores podem selecionar uma cadeia de palavras e começar a praticar com os alunos. Por exemplo: Está no momento em que é preciso ensinar ditongo. Então, selecione diversas palavras que possuem ditongo e montar atividades de ditados e autoditados relacionado a isso.

Pensando nas vantagens que essas atividades pode trazer aos alunos, separamos algumas dicas que você pode aproveitar em sala de aula.

Atividades de ditados e autoditados

Os ditados precisam ser realizados em sala de aula, mas os autoditados não precisam. Eles podem ser enviados como dever de casa também. Dessa forma, eles continuam praticando em casa e não somente na escola.

O autoditado é uma atividade que os alunos escrevem a partir de uma figura. É uma forma das crianças praticarem cada vez mais e aumentarem o seu vocabulário. Isso porque a criança escreve e nomeia o objeto o tempo todo, repetidas vezes se for necessário.

Conheça abaixo alguns exemplos de ditados e autoditados que você pode aplicar em sala de aula.

Aproveite essas dicas e ajude a melhorar cada vez mais o vocabulário dos seus alunos. Lembre-se que é muito importante deixar suas aulas mais divertidas e interessantes, dessa forma as crianças se dedicam muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *