Atividades sobre identidade educação infantil

Toda a criança possui seu jeitinho próprio de compreender o mundo. E é através de suas relações com a realidade, que ela aprende e consegue construir a sua identidade. Por isso, é muito importante que professores trabalhem com atividades sobre identidade na educação infantil.

Os professores precisam reconhecer cada crianças como um ser social e histórico. Isso porque a identidade não é feita apenas com os documentos que levam as informações, como o RG, por exemplo. Mas é a forma como cada pessoa se percebe e se vê diante do mundo.

Essa identidade é construída ao longo da vida, através do que cada pessoa passa e todas as experiências vividas. Tudo isso também tem a ver com as relações sociais de cada pessoa. São através dela que é possível formar seus valores e o conceito do mundo.

Além das características físicas que cada pessoa tem, aos poucos o jeito de ser, gostos e vontades surgem e podem mudar com o tempo, mas nunca perde a essência.

A identidade pode ser desenvolvida no momento em que são feitas as escolhas. Por exemplo: a roupa que veste, a comida preferida, a cor preferida, os amigos que mais combinam com seu jeito e muito mais.

Mesmo que cada um tenha seu jeito e gostos, é muito importante respeitar a diferença e entender que cada um tem jeito diferente de ser. Isso não significa que você é o certo e o outro errado. Na realidade, cada um tem o seu jeito particular de ser.

Pensado em todas as características que cada pessoa possui e como é preciso se conhecer para ter a sua própria identidade, separamos atividades que podem ser utilizadas em sala de aula e como dever de casa sobre identidade na educação infantil.

Atividades sobre identidade

Aproveite as dicas abaixo e deixe sua aula ainda mais interessante.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *