Atividades sobre o dia de finados em sala de aula

O dia 02 de novembro é uma data importante na vida de muitas pessoas. Conhecido como dia de finados, foi criado para homenagear às pessoas falecidas. As escolas costumam passar atividades sobre o dia de finados para que os alunos possam prestar uma homenagem a alguém que não está mais entre sua família.

Esse é um dia de respeito e são dedicados para que as famílias possam refletir sobre as pessoas que já partiram. Muitos costumam ir a igreja para escutarem uma palavra de conforto, já que é impossível esquecer uma pessoa querida.

As missas em memória ás pessoas falecidas tiveram origem no século IV, mas somente no século seguinte que a data foi consagrada e dedicada as pessoas falecidas. A data se deu em virtude do dia de todos os santos, já que muitos religiosos acreditam que as pessoas ao morreram entram em estado de graça.

Separamos algumas atividades sobre o dia de finados que os professores podem aplicar em sala de aula. Essa pode ser uma forma dos alunos prestarem uma homenagem a alguém que está no céu.

Atividades sobre o dia de finados

Nessa data, as pessoas costumam enfeitar os túmulos com flores, acendem velas e algumas pedem para rezar uma missa. Não é uma data fácil a ser passada. Isso porque as pessoas acabam voltando a sofrer quando fazem alguma homenagem. São sentimentos que devem ser respeitados porque não é um momento fácil.

Quando se trata de criança, as coisas ficam ainda mais difíceis. Por isso, os professores precisam ter paciência e jeito para trabalhar com seus alunos nesse momento.

Abaixo você encontra algumas atividades sobre o dia de finados que podem ser aplicadas em sala de aula. Essa pode ser uma forma de ajudar seus alunos a passarem por esse momento tão complicado. Aproveite as dicas e deixe esse dia especial um pouco mais suave.

  • Redação

Essa é a atividade mais importante. Fale com os alunos e peça que eles façam uma redação sobre a pessoa que perderam.

  • Peça aos alunos para colorirem a imagem abaixo e explique que não pode ser uma data triste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *