Atividades sobre paisagem em sala de aula

Primeiro. é importante explicar o que é a paisagem natural e construída. Muitos alunos se divertem praticando atividades sobre paisagem, principalmente porque a maioria é de colorir.

Quando você acorda e, muitas vezes, a primeira coisa que faz é abrir a janela ou então quando chega até o portão para saber como está o dia, sabe o que você vê? Paisagem. Ela pode ser natural ou construída. Por isso, os alunos precisam entender o que é e, dessa forma, saber identificar o que é a  paisagem natural e a paisagem construída.

Atividades sobre paisagem

Paisagem natural

Os elementos naturais em uma paisagem são: árvores, qualquer tipo de planta que não foi cultivada pelas pessoas, solo, rios, mar e morros. Em muitos lugares você encontra muita paisagem natural, a Amazônia pode ser um excelente exemplo. É o estado mais rico de verde no Brasil. Mas, vem sofrendo com o desmatamento feito pelo homem. As árvores são os principais objetivos de quem desmata essa região.

Paisagem construída

Aqueles elementos culturais são os que foram construídos pelo homem. Esses elementos também podem ser chamados de humanizados, culturais e também artificiais. São eles: ruas, prédios, casas, viadutos, estradas, edifícios e muito mais. Todos esses elementos são resultados de ações realizadas pelo homem. Eles construíram com os seus conhecimentos e com as suas próprias mãos. Como os profissionais de engenharia, por exemplo.

Pensando na importância de tudo isso para o conhecimento dos alunos, você vai encontrar exemplos de atividades sobre paisagem que você pode utilizar em sala de aula.

Aposte em atividades sobre paisagem que possam colorir e definir o que é a paisagem natural e construída. Outra dica é pedir que os alunos tirem uma foto do seu próprio bairro e determinem os tipos de paisagens que os cercam. Aproveite essas ideias e deixe suas aulas mais divertidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *