Atividades com sistema de numeração romano

O sistema de numeração romano é o segundo mais usado em sala de aula, sendo o primeiro o sistema de numeração decimal. Além disso, os números romanos representam séculos e datas; indicação de capítulos; volumes de livros; e até mesmo mostradores de alguns relógios.

No sistema de numeração romano sete letras são utilizadas para representar determinados números: I; V; X; L; C; D; e M. O números representados são: 1; 5; 10; 50; 100; 500; e 1000. No caso de números diferentes daquelas que foram citados anteriormente, é importante que saiba que as letras I, X e C, são colocadas à esquerda de outras de maior valor, elas representam a diferença deles.

Abaixo, você vai conhecer algumas atividade com sistema de numeração que você pode utilizar em sala de aula e aumentar ainda mais o conhecimento dos seus alunos.

Sistema de numeração romano

Alguns exercícios podem ajudar os alunos a entenderem melhor sobre como funciona esse sistema de numeração. Eles podem ser aplicados em sala de aula ou até mesmo como dever de casa. Aproveite!

Utilize atividades divertidas com os alunos

Peça aos alunos para marcar determinado horário

Exercícios para ligar pode ser uma boa opção

Utilize o máximo que puder de conceitos que os números romanos pertencem

Você pode utilizar essas dicas para explicar a importância dos algarismos romanos e que ele não está presente apenas na matemática. Se você é um professor criativo pode criar suas próprias atividades. O interessante é que faça exercícios divertidos. Isso faz com que as crianças se interessem mais em aprender.

É sempre bom lembrar que as atividades são indicadas para sala de aula, mas também para serem feitas em casa. Isso faz com que os alunos aprendam e exercitem o conhecimento fora da escola e aproxima dos pais. Isso porque as crianças podem pedir ajuda aos pais na realização das atividades. Essa pode ser uma boa dica. Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *