Atividades com numerais ordinais em sala de aula

A matemática não é uma das matérias mais amadas pelos alunos na escola, mas é essencial na vida de qualquer pessoa. Por isso, é muito importante que os professores consigam chamar a atenção dos seus alunos e também transformar o ensino em um forma divertida.

Os numerais ordinais são fundamentais e podem ser considerados a base de muitos problemas matemáticos e, consequentemente, estão em diversos exemplos. A seguir um exemplo dos números ordinais e como eles podem ser facilmente passado as crianças em sala de aula sem se tornar chato.

Um gato, um cachorro e um coelho decidiram apostar uma corrida. O gato cruza a linha de chegada, em seguida, o coelho chega ao fim da prova, seguida do cachorro.  Ou seja, sabemos que o gato chegou em primeiro lugar, o coelho chegou em segundo lugar e o cachorrinho chegou em terceiro lugar. Os termos usados são chamados de numerais ordinais.

Pensando na importância que tem para o mundo da matemática e como eles também são usados em outras matérias, como a língua portuguesa, por exemplo, separamos algumas dicas de atividades divertidas para você usar em sala de aula com seus alunos.

Dicas de atividades com numerais ordinais

Trabalhar com figuras divertidas pode ser uma forma de chamar atenção dos seus alunos. Uma das atividades é pintar os corredores de acordo com sua ordem de chegada. Mas, é muito importante que todas as atividades façam com que os alunos enxerguem exatamente como funciona os numerais ordinais e não pensem apenas em diversão. Por isso, é essencial que os professores saibam usar muito bem cada uma das atividades em sala.

Imprima todas as atividades e as utilize com seus alunos ou escolha aquela que melhor combina com o perfil das crianças em sala. Sempre busque por exercícios que possam ensinar de uma forma divertida, pode ter certeza que terá ainda mais sucesso nas aulas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *