Atividades com o Livro Meninas Negras em sala de aula
O livro Meninas Negras, de Madu Costa, fala de três lindas meninas que são negras e que vieram da África. As atividades com o livro Meninas Negras são excelentes para se falar da questão racial e também cultural.
Abaixo você encontra algumas atividades ótimas que podem ser trabalhadas em sala de aula. É muito importante que essas atividades não fiquem apenas em sala, elas podem ser exploradas também em casa. Essa questão é essencial para que os pais participem também desse conhecimento. Atualmente, passamos por período de muito preconceito e esse livro traz o necessário para se trabalhar esse assunto.
Atividades com o Livro Meninas Negras
As atividades desenvolvem coordenação motora, cores, letras e musicalização. Aproveite as dicas e mostre a todos alunos que não existe diferença entre ninguém. Todos somos iguais!
Conheça a sinopse do livro Meninas Negras
Sinopse do livro Meninas Negras: Griot é o contador de histórias africano que passa a tradição dos antepassados de geração em geração. O objetivo dessa coleção é trabalhar a identidade afrodescendente na imaginação infantil. E é justamente à imaginação que esses livros falam a partir de uma composição sensível, de textos curtos e poéticos, associados a belas ilustrações. Modo lúdico de reforçar a autoestima da criança a partir da valorização de seus antepassados, de sua cultura e de sua cor.
Aproveite as dicas e monte uma aula que fale sobre preconceitos. Lembre-se que preconceito não é apenas racismo. Então, tente abordar todos os tipos de preconceitos que rolam nos dias atuais.
A definição de preconceito de acordo com o dicionário: sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.
São muitos tipos de preconceito. Por exemplo: racial, gordofobia, machismo, religioso, social e muito mais. Então, trabalhe todos eles e mostre que não existe nenhuma diferença e todos podem ser amigos.