Atividades sobre contos de fadas em sala de aula

As atividades sobre contos de fadas podem ser as mais divertidas para as crianças. Elas mexem com a imaginação de cada uma delas que, muitas vezes, se sentem dentro da historinha.

Antes de começar a falar mais sobre os contos de fadas, muitas pessoas tem dúvidas sobre o que são contos e o que são fábulas. Os contos são histórias inventadas por alguém. Além disso, tem também os contos tradicionais, aqueles que ninguém sabe quem inventou, mas todo mundo é apaixonado. As fábulas também são histórias inventadas, mas tem como objetivo transmitir algum ensinamento.

São muitos os contos que rodeiam o mundo infantil. Por exemplo: Rapunzel; Cinderela; Branca de Neve; Chapeuzinho Vermelho; A Bela e a Fera; e A Bela Adormecida. Esses são apenas exemplos, já que são muitos contos de fadas.

Pensando em como as crianças são apaixonadas por contos de fadas e que elas podem agregar na alfabetização, separamos algumas atividades que podem ser aplicadas em sala de aula.

Atividades sobre contos de fadas

A seguir conheça algumas atividades sobre contos de fadas e aplique para a turma.

Um dos contos de fadas mais famosos é a Cinderela. Abaixo uma versão resumida de sua história.

Cinderela era filha de um comerciante rico, porém quando seu pai morreu, a madrasta malvada e as duas filhas fizeram Cinderela de criada. Um dia houve um baile, mas Cinderela não poderia ir pois tinha de limpar a casa e não tinha um vestido bonito para usar na festa. Sua fada madrinha apareceu e limpou toda a casa num piscar de olhos e deu um vestido lindo para Cinderela, porém, ele só duraria até meia noite. O príncipe se apaixonou por Cinderela e, na volta para casa, ela deixou cair na escada seu sapatinho de cristal. Querendo encontrá-la, o príncipe ordenou que todas as moças do reino experimentassem o sapato. Cinderela experimentou e o sapato serviu. A jovem e o príncipe se casaram e viveram felizes para sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *