Textos e atividades sobre consciência negra em sala de aula

Textos e atividades sobre consciência negra pode mostrar a importância desse tema as crianças. É essencial que os professores mostrem aos alunos que não se trata apenas de uma data, se trata do respeito ao próximo. O que é importante é que as crianças enxerguem que todos são iguais, independente da raça, religião, nacionalidade, sexo e muito mais.

O dia 20 de novembro foi escolhido, pois foi nesta data, no ano de 1695, que morreu Zumbi, que foi o líder dos Quilombos dos Palmares. Ele representa a luta do negro contra a escravidão. Mas é muito importante que a luta contra o racismo e qualquer outro tipo de preconceito não aconteça apenas em uma data, mas todos os dias.

Pensando nessa importância, separamos alguns textos e atividades que podem ser trabalhadas sobre o tema consciência negra. Então, busque planejar aulas que mostrem a importância da data e a diferença que cada um pode fazer quando se trata do racismo no país. Aproveite cada uma das dicas.

Textos e atividades sobre consciência negra

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
(Nelson Mandela)

Esse texto é uma marca quando se lembra de Nelson Mandela. Ele foi um líder sul-africano e que se tornou um ícone internacional na defesa das causa humanitárias. Por isso, é bom que os professores falem um pouco sobre ele também.

Frases para refletir:

“Os negros no Brasil nascem proibidos de ser inteligentes.” (Paulo Freire)
“O que mais me irrita é negro pedindo direitos para o negro. Negro não tem de pedir, tem de conquistar.” (Wagner Moura)
“Não ficaremos satisfeitos enquanto um só negro do Mississípi não puder votar ou um negro de Nova York acreditar que não tem razão para votar.” (Martin Luther King Jr.)
“Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida… negros e brancos todos juntos.” (Bob Marley)

1 Comentário para "Textos e atividades sobre consciência negra em sala de aula"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *