Atividades com sílabas complexas em sala de aula

Todas as disciplinas são importantes , mas o português pode ganhar destaque na vida de todos os alunos. Entre as matérias de maior destaque na língua portuguesa são as sílabas. Entre elas encontramos as sílabas complexas, que não são regulares e não obedece as regras de uma consoante e uma vogal. Algumas crianças não entendem muito bem o conceito, por isso separamos algumas atividades com sílabas complexas.

Alguns exemplos de sílabas complexas:

Ex: Da-De-Di-Do-Du

As silabas complexas pode ser duas consoantes.

Ex: Dra-Dre-Dri-Dro-Dru

Uma consoante, vogal e consoante. Ex: Can

Atividades com sílabas complexas

Alguns exercícios para completar palavras são excelentes para treinar sílabas complexas. Essas são as atividades que você encontra abaixo:

  • Atividade para ordenas as sílabas, ou seja, organizar todas as palavras de forma correta. Outro exercício é para formar as palavras que tem sílabas espalhadas. Por último, é preciso completar todas as palavrinhas.

  • Observe todas as figuras disponíveis abaixo e escreva cada uma delas de acordo com o que for pedido.

  • Exercício para completar todas as palavras solicitadas e depois reescreva cada uma delas. Essa é uma atividade que vai ajudar aos alunos a fixarem todo o conceito de sílabas complexas.

  • Atividade para o aluno fazer uma lista de nomes que possuem a letra destacada. São 11 palavras para os alunos praticarem.

Aproveite as dicas e deixe suas aulas mais divertidas. Essas atividades com sílabas complexas podem ser feitas em sala de aula ou então em casa. Lembre-se que os exercícios para casa são bons para ps alunos fixarem ainda mais o conteúdo e estudarem não só na escola, mas em casa também.

Outros exercícios também podem ser realizados em sala de aula. Busque separar a turma em grupo e fazer com que eles troquem experiências e conhecimento. É sempre bom deixar as aulas divertidas, isso faz com que as crianças se interessem mais pelo conteúdo e se dediquem mais em aprender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *