Atividades de alfabetização do 2º ano em sala de aula

A alfabetização é o momento de aprender a ler, compreender e escrever determinado texto. Devido a sua complicação e amplitude, muitos são os recursos utilizados para proporcionar a construção do saber e todo o processo de alfabetização, ou seja, são empregadas diversas atividades de alfabetização do 2º ano. Incluindo exercícios orais, escritos e também artístico.

Sabendo da importância dessas atividades no desenvolvimento de todas as crianças, selecionamos alguns exercícios que podem ser utilizados em sala de aula ou passados como trabalhinhos de casa.

Atividades de alfabetização do 2º ano

Uma dica para algumas atividades de alfabetização do 2º ano é encontrar alguns problemas atuais que dê para transformar em música. Por exemplo: O problema da água no país. Que tal ensaiar com a turma a música abaixo?

A água quando está no céu é nuvem
Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).

A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer

Coro

A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear

Depois de ensaiarem a música, passe trabalhos relacionados ao tema. É sempre interessante buscar assuntos sérios e importantes para que as crianças também entendam. Pode ser o caso da dengue, por exemplo. Que tal procurar alguma atividade que fala sobre isso? Busque passar informações e explique a casa um deles a importância desse cuidado e fale para cada aluno conversar com seus responsáveis  e mostrá-los o que ele aprendeu na sala de aula.

Conheça outras atividades de alfabetização do 2º ano, como: aumentativo; brincadeiras folclóricas; caça palavras; completando a história; completando o texto; completando, juntando e numerando; cruzadinha; dê nome aos desenhos; e de olho nos desenhos.

Aproveite todas as dicas e deixe sua aula ainda melhor.

1 Comentário para "Atividades de alfabetização do 2º ano em sala de aula"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *