Textos para Trabalhar a Leitura em Sala de Aula

É essencial que as crianças saiam da escola sabendo ler e interpretar textos. Por isso, esse artigo traz dicas de textos para trabalhar a leitura em sala de aula.

O ideal é que os professores trabalharem com diversos tipos de textos, ou seja, que abordem diversos segmentos diferentes. Por exemplo: receita, contos, historinhas, charges, quadrinhos e muito mais. Essa é uma forma de mostrar a diferença de interpretações e também trabalhar diferentes leituras. Essa é uma etapa em sala de aula que é fundamental e não pode deixar de passar aos alunos.

A seguir, conheça algumas dicas de textos que permitem trabalhar a leitura dos alunos em sala de aula. Lembre-se que esse é o básico mais importante que o aluno deve sair da escola. Atualmente, muitos estudantes em nível médio e até mesmo do nível superior sentem dificuldade no momento da leitura e também na interpretação de texto.

Textos para trabalhar a leitura

É possível aproveitar todas as dicas acima e tornar as aulas mais produtivas e que os alunos realmente aprender interpretar textos e também trabalhar a leitura. Muitas atividades podem melhorar ainda mais essa interação em sala de aula. Por exemplo: rodas de alunos e cada um ler uma parte do texto; formar grupos e explicarem o que aquele texto está dizendo; selecionar livrinhos pequenos ou apenas textos e criar um tipo de teste oral sobre o material que leram e muito mais.

Não esqueça de separar diversos nichos do texto, eles são essenciais para mostrar a diferença de um tema para outro. Você pode imprimir e colar em um caderno de produção de textos e também de interpretação de textos. Defina qual dia na semana vocês trabalharão com os textos. Após definir, separe os textos que mais agradam você e levam para sala de aula no dia combinado.

Aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *